quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fique em forma sem deixar de ser saudável.


Com o verão chegando, aumenta a vontade das mulheres de entrar em forma.  A busca por ficar bela em um biquíni e naquele vestido ou shortinho que insistem em ficar justos, pode fazer você cometer loucuras, procurando dietas milagrosas. Dietas milagrosas e desespero pelo peso ideal podem também ocasionar distúrbios alimentares que ocasionam problemas na sua saúde. Não existe fórmula mágica, o que existe é reeducação alimentar.  Não caia no efeito sanfona, aquele do engorda/emagrece/engorda. Não recorra às dietas milagrosas, que são normalmente, a causa do efeito sanfona. Esse engorda/emagrece/engorda pode aumenta os riscos para desenvolver as doenças do coração, principais causa de mortes no mundo.
Quando mais jovem mais fácil para emagrecer. Mulheres acima de 35 anos tem uma queda no seu metabolismo basal, que aliada à diminuição dos níveis de estrógeno, faz com que o emagrecimento fique cada vez mais lento e difícil, mas não impossível. Por isso, não desanime antes de tentar.
Você está preparada para fazer dieta? Se prepare, pense se é isso que você quer para você. Não faça dieta porque os outros acham que você deve fazer. Faça dieta porque você acha que precisa. Faça pela sua saúde. Se sinta preparada para fazer, faça na sua hora. Diga para você mesma, eu quero, eu posso e eu consigo.
Saúde é riqueza. Quando estamos em forma, nos sentimos bem por dentro e por fora. É um conjunto e não se pode separar. Ninguém fica com uma boa aparência sem ter saúde interna e se tiver saúde interna à beleza aparece inevitavelmente. A beleza não se resume aos músculos e a aparência. Também passa pelo bem estar interior.
Segundo a Dra. Karina por diversão, pode-se praticar desporto com os amigos, correr na praia ou dar um passeio pela manhã. No entanto, se o objetivo é ganhar massa muscular e melhorar a condição física, o melhor que se tem a fazer é procurar uma ajuda profissional a fim de se ter um objetivo adequado a você e ter a certeza de estar fazendo a coisa certa. A atividade física é benéfica não só porque ajuda a manter o peso como também ajuda a emagrecer, ou seja, a melhorar a saúde, mas também porque aumenta a auto-estima do praticante. Isso pode ajudá-lo a ultrapassar estados depressivos, ansiedades ou aborrecimentos.
A Nutricionista e Personal Trainer Karina Campo preparou algumas dicas para você manter a forma sem deixar de ser saudável.

Algumas sugestões para o dia-a-dia
  • Planeje sue dia. Deve saber que pretende comer durante todo o seu dia. Assim evita comer mais que precisa. Todos deveriam passar por um nutricionista, afinal é esse profissional que pode ajudá-lo a comer alimentos adequados as suas necessidades
  • Ler - manter a mente ativa tal como treinar mantém seu corpo em forma
  • Qualquer trabalho envolve stress. Tire algum tempo para si. Faça coisas que lhe dão prazer. Vá as compras ou ao cinema, tome um banho de imersão, divirta-se com seus amigos.
  • A poluição é algo que não podemos controlar. Antes de sair de casa, proteja-se com um creme de beleza que contenha antioxidantes e filtro solar. Um dermatologista poderá a indicar um para você.
  • Não beba nem fume.
  • Durma bem. Em qualquer lugar escuro, silencioso, fresco e confortável na medida, o colchão deve ser indicado o seu peso e altura e fique atento ao prazo de validade.
  • Por último, deve começar o dia de uma forma positiva, um sorriso poderá fazer você se sentir feliz e contagiar os que o rodeiam.

Consultoria: Karina de Campos professora de educação física, Personal Trainer, Nutricionista e Pós- graduada em obesidade e emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário